Ligações Covalentes
O compartilhamento de pares eletrônicos entre dois átomos pode ser representado por meio de estruturas de Lewis.
Para a molécula de , a estrutura de Lewis conta com oito elétrons, quatro provenientes dos átomos de carbono e o restante vindo um de cada átomo de hidrogênio. Cada um dos quatro átomos de deve ser ligado ao átomo de . Qualquer outra possibilidade requer que um átomo de forme duas ou mais ligações covalentes, o que implicaria na ocupação de mais de dois elétrons na camada K do átomo de , e isso não ocorre, pois o hidrogênio nunca forma mais de uma ligação covalente. Assim, o átomo de carbono é chamado de átomo central, ou átomo principal, e forma quatro ligações, uma com cada átomo de .
Figura 1: Esta estrutura de Lewis mostra como os oito elétrons são usados na ligação de carbono e hidrogênio formando metano. (Referência: Química Geral, John B. Russel, 2ª edição, Volume 1, pag. 361)
Como o carbono forma quatro ligações com outros átomos, dizemos que ele é tetravalente. Sendo assim, para a molécula , o átomo central é o carbono, e este atinge o octeto pelo compartilhamento de um par eletrônico com o átomo de e o compartilhamento de três pares de elétrons com os três átomos de da molécula.
Figura 2: Estrutura de Lewis para a molécula . As linhas mostram os pares de elétrons ligados, e os pontos mostram os pares isolados. (Referência: http://www.roymech.co.uk/Related/Chemistry/Chem_org.html , acesso em 28/04/2014)
A figura mostra que a ligação da molécula é formada pelo compartilhamento de um par eletrônico, o que caracteriza uma ligação covalente simples.
Para a molécula de , o átomo central também é o carbono, e este atinge o octeto por meio do compartilhamento de dois pares eletrônicos com os dois átomos de e o