Esatrutura de Madeiras
3414 palavras
14 páginas
INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – PORTO NACIONALEstrutura de Madeira
Cobertura em Estrutura de Madeira
Acadêmico:
Leonnardo Coêlho de Carvalho
0003404
Porto Nacional,
Dezembro de 2013.
Leonnardo Coêlho de Carvalho
Estrutura de Madeira
Cobertura em Estrutura de Madeira
Porto Nacional,
Dezembro de 2013.
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca apresenta vários exemplos de projeto, dimensionamento e detalhes construtivos de estruturas de coberturas em madeira com diversos sistemas estruturais, à luz da Norma Brasileira NBR 7190:1997, com a finalidade de fornecer aos engenheiros, arquitetos, construtores e projetistas orientações para o projeto e construção de coberturas em estruturas de madeira. Representa a experiência de vários professores, engenheiros e alunos de pós-graduação no desenvolvimento de projetos acadêmicos e profissionais.
TIPOS DE COBERTURAS
A madeira, como material estrutural, tem sua aplicação mais comum nas estruturas de telhados, para coberturas dos mais variados tipos.
O termo cobertura é utilizado para designar todo o conjunto da obra destinado a abrigá-la das intempéries. Assim, entende-se por cobertura ao conjunto formado: pelas telhas; pela estrutura secundária de apoio às telhas, denominada trama ou armação; pela estrutura principal de apoio, que pode ser uma estrutura maciça, treliçada ou lamelar; e pelas estruturas secundárias, que têm a função de manter a estabilidade do conjunto, usualmente denominada contraventamentos. Nas coberturas residenciais, a estrutura principal mais utilizada é uma treliça triangular, usualmente denominada tesoura.
Ao conjunto formado pelo trama, pela estrutura principal (tesouras) e pelos contraventamentos, costuma-se designar telhado. Entretanto, talvez por parecer ser o coletivo de telhas, o termo telhado, tem sido utilizado também como sendo o conjunto de telhas que cobre a obra (vedação), ou mesmo o