economia internacional balanco
Balanço de pagamentos
- Balanço de pagamentos: documento que se registram as transações econômicas entre determinado país e o resto do mundo. É útil nas análises econômicas e no planejamento do governo ou de empresas privadas.
- Uma pessoa tem interesse econômico em um país quando está engajada em atividade econômica por pelo menos um ano neste país.
- Residentes: indivíduos que vivem em um país em caráter permanente, que estão transitoriamente no exterior, empresas nele instaladas independentemente da origem do capital e seu corpo diplomático em serviço no exterior.
- Transação: fluxo econômico que reflete a criação, transformação, troca, transferência ou extinção de valor econômico e envolve troca de propriedade entre agentes.
- As transações econômicas que constam no balanço de pagamentos envolvem bens, serviços, rendas, doações, direitos e obrigações.
Transações Correntes (TC)
- Produzem fluxos de bens reais, ou seja, movimentação de bens, serviços e rendas entre residentes e não residentes. Subdivide em: balanço comercial (BC), balanço de serviços (BS), balanço de rendas (BR) e transferências unilaterais correntes (TU).
TC = BC+BS+BR+TU
Balanço comercial: registra o saldo das exportações e importações de mercadorias. Engloba troca de propriedade de bens móveis entre residentes e não-residentes.
Balanço de serviços: registra o saldo do valor dos serviços prestados e recebidos pelos residentes. Componentes: transportes, viagens internacionais, serviços de seguro, serviços financeiros, serviços de computação e de informação, royalties e licenças, aluguel de equipamentos, serviços governamentais, serviços de comunicação, serviços de construção, serviços relativos ao comércio, serviços empresariais, profissionais e técnicos, serviços pessoais, culturais e de recreação.
Balanço de rendas: objetiva separar as remunerações pelos fatores de produção, resultado das transações entre residentes e não-residentes . Componentes: salários e ordenados