ECO POLITICA BALANCO DE PAGAMENTOS
Do ponto de vista contábil, o balanço de
pagamentos é meramente um registro das transações do país com o exterior.
Da perspectiva econômica é o resultado da síntese do funcionamento global de cada economia nacional, refletindo a operação, em nível micro e macroeconômico, das atividades principais de seus agentes econômicos, sejam públicos ou privados
1
O Balanço de Pagamentos
É a expressão tanto das condições conjunturais
quanto estruturais, de uma economia nacional e está fortemente associado ao nível de desempenho da economia como um todo, à forma com que os recursos produtivos da nação são utilizados e ao comportamento de seus consumidores, de seus agentes produtivos e do governo.
É também influenciado pelas condições externas, tanto conjunturais quanto estruturais, ou seja, pelo comportamento das autoridades públicas estrangeiras e dos agentes produtivos privados que atuam no exterior.
2
O Balanço de Pagamentos
Nos países onde ocorrem grandes déficits na conta
corrente, o ritmo de expansão da economia nacional, torna-se largamente dependente de fluxos externos de capitais, ou seja, da oferta de liquidez internacional. Tal situação leva a economia nacional a uma excessiva dependência em relação à poupança externa.Fazendo com que tais economias tornemse vulneráveis a crises ocorridas em outros países e a ataques especulativos, que terminam por agravar, ainda mais, a suas dificuldades externas e internas.
3
O Balanço de Pagamentos
As contas do Balanço de Pagamentos de um país
resumem todas as suas transações com o exterior.
Um “transação econômica internacional” é uma troca de valores, envolvendo a transferência de propriedade de bens, serviços e títulos, ações, dinheiro e outros ativos, de residentes de um país e residentes em outro. O BP deve cobrir todas as transações econômicas com estrangeiros e não apenas aquelas que se realizam através do mercado de câmbio.
4
Estrutura do Balanço de
Pagamentos
O BP