Ligas Met licas
*1. Tipos de Ligas Metálicas
*As ligas metálicas, em virtude da sua composição, são
agrupadas com frequência em duas classes: Ferrosas e não-ferrosas. As ligas ferrosas, aquelas em que o ferro é o principal constituinte, incluem os aços e os ferros fundidos e consequentemente as não-ferrosas são todas as ligas que não são à base de ferro.
São produzidas em maiores quantidades do que qualquer outro tipo de metal. Elas são especialmente importantes como materiais de construção de engenharia.
Seu amplo uso é resultado de 3 fatores:
*1. Os compostos contendo ferro existem em quantidades abundantes na crosta terrestre;
*2. Ferro metálico e as ligas de aço podem ser produzidos usando técnicas de extração , refino, formação de ligas e fabricação relativamente econômicas;
*3. As ligas ferrosas são extremamente versáteis, no sentido de que podem ser projetadas para possuírem uma ampla gama de propriedades físicas e mecânicas.
*Ligas Ferrosas
*Esquema de classificação para as várias ligas
*Os aços são ligas ferro-carbono que podem conter
concentrações apreciáveis de outros elementos de liga.
Existem milhares de ligas que possuem composição e/ou tratamentos térmicos diferentes. As propriedades mecânicas são sensíveis ao teor de Carbono (C12), que é normalmente inferior a 1,0%p (1 porcento em peso).
Alguns dos aços mais comuns são classificados de acordo com a concentração de carbono. Também existem subclasses dentro de cada grupo, de acordo com as concentrações ed outros elementos na liga.
*Aços
*Genericamente, os ferros fundidos são uma classe de ligas
ferrosas com teores de carbono acima de 2,14%p. Um exame do diagrama de fases ferro-carbeto de ferro revela que as ligas dentro desta faixa de composição tornam-se completamente líquidas em temperaturas entre 1150 e
1300 ºC, o que é consideravelmente mais baixo do que para os aços. Dessa forma eles são fundidos com facilidade e apropriadas para fundição.
*Ferros fundidos
*O aço e as ligas