Liga Es Met Licas
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
LIGAÇÕES METÁLICAS
Relatório apresentado para disciplina de Química Geral ministrada pela Professora Andressa Regina Vasques.
Acadêmico: Ederson Pamplona
BRUSQUE - SC
ABRIL / 2012
LIGAÇÕES METÁLICAS
Metal é genericamente toda substância mineral que se apresenta em estado sólido à temperatura ambiente, com exceção do mercúrio que a 25º é o único metal líquido.
Os metais exibem as seguintes propriedades físicas em comum: brilho; ductibilidade (que permite que o material seja esticado em arames finos); maleabilidade (que possibilita sua redução a lâminas), condutividade térmica e elétrica (conduzem bem eletricidade e calor); elasticidade (deformado e voltar a forma original); tenacidade (são resistentes a impactos e alongamentos); plasticidade (deformar sem romper).
OBS: estas propriedades variam de metal para metal.
Estes ainda apresentam as seguintes propriedades químicas: relativa estabilidade nas reações químicas;
Do ponto de vista químico, metal é todo elemento eletropositivo, ou seja, seus átomos formam íons positivos, apresentando a propriedade de ceder elétrons para adquirirem a configuração estável de um gás nobre – octeto. Vale ressaltar ainda que os metais constituem cerca de 75% dos elementos da tabela periódica.
A maioria dos metais possuem, em seu nível mais externo, nível de valência, no máximo três elétrons, com exceção do estanho e o chumbo (que possuem quatro elétrons) e o bismuto e o antimônio (cinco elétrons).
Se fosse possível visualizar a estrutura de um metal de forma bem nítida, veríamos como na imagem abaixo (Figura 1). A estrutura atômica dos metais é a Cristalina, que se constitui por cátions do metal envolvidos por elétrons.
Figura 1. Retículo cristalino de metais
As substâncias metálicas são formadas por átomos que se ligam por meio da ligação metálica. Em um sólido, os átomos estão distribuídos de maneira variada, mas sempre próximos uns aos outros, compondo