Ligas Met licas
Neste trabalho será abordado o tema de Ligações Metálicas e será dividido em subtítulos: o que é ligas metálicas, como ocorrem, quais as propriedades dos metais, como são feitas, as composições e sua utilização.
Ligas Metálicas
São materiais que possuem propriedades metálicas, compostos por dois ou mais elementos, sendo pelo menos o maior constituinte deles, um metal.
Normalmente as ligas são criadas para modificar ou acrescentar propriedades diferentes das propriedades dos metais que a formam.
A liga metálica pode ser preparada de modo a adquirir as propriedades que se quer que o metal possua, para determinada aplicação. Essas características irão depender de vários fatores, tais como: os elementos que formam a liga, a proporção em que cada um deles é misturado, a estrutura cristalina, o tamanho e a arrumação dos cristais e os tratamentos que a liga venha a sofrer.
Propriedade dos Metais
Condução de eletricidade: os metais são ótimos condutores de eletricidade, sendo, em razão dessa propriedade, muito utilizados em fios elétricos. Essa propriedade é explicada pelo fato de que como os metais possuem um “mar” de elétrons livres, ou deslocalizados, esses elétrons permitem a transição rápida de eletricidade através do metal. Quando submetidos a uma voltagem externa, esses elétrons livres dirigem-se ao polo positivo da fonte externa. Esse movimento dos elétrons é o que chamamos de corrente elétrica.
Condução de Calor: a explicação para o fato de os metais serem bons condutores térmicos é baseada na presença dos elétrons livres que são dotados de movimento, como foi explicado no item anterior. Esses elétrons permitem o trânsito rápido do calor; e por isso os metais são usados em panelas e caldeiras industriais.
Densidade elevada: normalmente os metais são densos, em virtude das estruturas compactas dos retículos cristalinos.
Pontos de fusão e ebulição altos: a força de atração causada pelo “mar” de elétrons livres é muito forte,