Ligas Met licas
São materiais com propriedades metálicas compostos através da associação de um metal com um ou mais elementos químicos. Normalmente, são criadas com o objetivo de acrescentar ou modificar as propriedades dos metais que as formam. São de extrema importância para diversos setores da indústria, pois apresentam inúmeras vantagens técnicas e econômicas em relação à maior parte dos metais puros, fazendo com que estes sejam pouco utilizados. Frequentemente, dividi-se as ligas metálicas em duas classes: ligas ferrosas, que têm no ferro seu elemento principal, e ligas não ferrosas, que possuem outros elementos principais.
Processos de Fabricação
Os processos de fabricação dos metais variam de acordo com uma série de fatores:
- Propriedades do material original
- O tamanho e a forma da peça desejada
- O custo da operação
- As propriedades do material que se deseja obter
Frequentemente, mais de uma técnica deve ser utilizada para que o material atinja a propriedades desejadas. Estas são classificadas em operações de conformação e fundição. Além disso, há outras técnicas(como metalurgia em pó e soldagem) que não se encontram entre estas classificações.
Operações de Conformação
São técnicas que utilizam a deformação plástica da matéria prima na fabricação de peças. A maior parte dos materiais é suscetível a estes procedimentos. Os operações podem ser realizadas a quente, a frio e a morno.
Trabalho a quente
Ocorre quando a deformação é obtida acima da temperatura de recristalização do material. Permite grandes deformações que, se necessário, podem ser repetidas sucessivamente, pois o material permanece mole e dúctil. No entanto, alguns materiais sujeitos a este tratamento apresentam oxidação na superfície.
Trabalho a frio
Realizado abaixo da temperatura de recristalização, este trabalho provoca o encruamento do material, o que resulta no aumento de sua resistência e na redução de sua ductilidade. Normalmente, em relação ao trabalho a quente,