Ligando os Fatos, do Renascimento à Revolução Industrial
Ligando os Fatos: do Renascimento à Revolução Industrial
Do Século XV ao XVIII houve acontecimentos que marcaram a História de maneira significativa. Acontecimentos esses que mudaram o pensamento da humanidade, despertaram o senso crítico nas pessoas e impulsionou várias nações a lutarem por uma vida melhor. Citaremos alguns desses fatos.
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que marcou a passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores dados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época.
A razão, de acordo com o pensamento da renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava resposta a um dom concedido por Deus (neoplatonismo). Outro aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo.
Com o resurgimento de ideias esquecidas, foram relembrados assuntos importantes, que durante a Idade Média foram deixados de lado, por serem considerados desnecessários. Agora que o homem estava impulsionado a exaltar a inteligência humana, resolveu voltar a tratar desses assuntos.
Aproveitando a mudança de alguns conceitos da sociedade, teve então inicio a Revolução Científica, que tornou o conhecimento mais estruturado e mais prático, absorvendo o empirismo como mecanismo para se consolidar as constatações. Esse período marcou uma