Apostila Capitalismo
CAPITALISMO
O capitalismo é um sistema econômico e social caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção e pela livre iniciativa e concorrência entre os indivíduos e as empresas. O capitalista é o proprietário do capital, que pode ser emprestado ou empregado diretamente na produção de bens e serviços.
O sistema capitalista apresentou grande dinamismo ao longo de sua história. Com o tempo, sobrepôs-se a outras formas de produção, até se tornar hegemônico, o que ocorreu em sua fase industrial.
Capitalismo é o sistema baseado numa economia de mercado que por meio da livre concorrência, o proprietário dos meios de produção busca vender o máximo possível de seus produtos visando o lucro. Para alcançar tal intento, estimula-se o consumo; logo a sociedade capitalista produz uma sociedade de consumo.
O sistema caracteriza-se pela posse privada dos meios de produção, estabelecendo, a partir daí, uma sociedade de classes, a que tem a posse dos meios de produção (empresas, bancos, Estados, organismos multilaterais, etc.) denomina-se burguesia, e aquela que vende a sua força produtiva (trabalhadores assalariados e não assalariados) proletariado. Considerando seu processo de desenvolvimento, costuma-se dividir o capitalismo em quatro fases: Capitalismo Comercial, Capitalismo Industrial, Capitalismo Financeiro ou Monopolista e Capitalismo Informacional.
CARACTERISTICAS DO CAPITALISMO
Tem como principal objetivo o lucro.
Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção (terra, máquinas e dos bens de produção e produtos finais).
Tem no dinheiro ou em similares (cartões de crédito, de débito, talões de cheques) o seu principal meio de troca.
Funciona segundo a lei da oferta e da procura (economia de mercado).
Nas relações trabalhistas predomina o trabalho assalariado. O trabalhador “vende” a sua força de trabalho aos donos dos meios de produção, recebendo em troca um salário. A força de trabalho é, portanto, uma mercadoria.