historia de Paris
CURSO ARQUITETURA E URBANISMO
GABRIELA LAIS DAL ZOT
PARIS NO RENASCIMENTO
SINOP/MT
2013
GABRIELA LAIS DAL ZOT
PARIS NO RENASCIMENTO
Projeto de Pesquisa apresentado à Disciplina de Historia da Arquitetura e Urbanismo II, Trabalho de Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unic – Universidade de Cuiabá, como exigência parcial para a obtenção de nota.
Professor Ms. Ranilson Antonio Mendonça Borja.
SINOP/MT
2013
Paris
Paris a cidade clássica do renascimento
O Renascimento foi uma época ou um movimento de renovação das artes europeias, marcado pela valorização da Antiguidade Clássica.
O período do renascimento tem origem em 1453, e isso abriu caminho para uma grande mudança cultural e econômica da sociedade europeia.
Em Paris a arquitetura renascentista era inconfundível.
No período do renascimento, a atividade urbanística, consistia em grande parte, em alterações no interior das velhas cidades, porém modificando muito pouco na estrutura geral.
Segundo GOITIA (1992) “a abertura de algumas ruas novas, com edifícios solenes e uniformes, e sobretudo a criação de novas praças, regulares ou quase regulares, para enquadramento de um monumento destacado, uma estátua para honrar um rei ou um príncipe, ou para representações ou festejos públicos, são os empreendimentos urbanos mais apoiados, que o período barroco irá continuar ainda em maior escala”. Para vários historiadores, o renascimento é, acima de tudo, um movimento intelectual. No Campo do urbanismo as primeiras contribuições são insignificante levando se em conta a arquitetura do mesmo período e com as realizações cenográficas.
O ideal do renascimento em Paris pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, ao