A incidencia de dengue e suas possíveis causas no município de Sorriso MT
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PUBLICA/PNAP
HEIKE LEANE BRINKMANN KNECHTEL
LOURDES NARCIZA DE DEUS
A INCIDÊNCIA DE DENGUE E SUAS POSSÍVEIS CAUSAS NOS 02 PRIMEIROS BIMESTRES DE 2013 NO MUNICÍPIO DE SORRISO – MT
Sorriso - MT
2013
HEIKE LEANE BRINKMANN KNECHTEL
LOURDES NARCIZA DE DEUS
A INCIDÊNCIA DE DENGUE E SUAS POSSÍVEIS CAUSAS NOS 02 PRIMEIROS BIMESTRES DE 2013 NO MUNICÍPIO DE SORRISO – MT
Projeto de Trabalho de Curso de Metodologia de Estudos e de Pesquisa em Administração e Seminário Integrador, da Universidade Federal de Mato Grosso, como requisito parcial para aprovação na disciplina.
Orientadora: MsC. Elisandra Maria Zambra
Tutores: Pedro Luiz Weber Stefanello e Valdinei Aparecido da Silva
Sorriso - MT
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Um dos grandes desafios dos administradores públicos no que tange a saúde no Brasil é o controle da dengue.Todos os anos, grande parte dos municípios do país sofrem com o aumento do número de casos dessa virose.
Nesse contexto, está inserido o município de Sorriso – MT, onde o combate constante à disseminação da doença não tem se mostrado eficaz em reduzir anualmente o número de casos, mesmo de forma gradativa.
A dengue é uma doença endêmica e sazonal que toma proporções elevadas em alguns períodos do ano, principalmente nos meses chuvosos, de setembro a maio.Devido às grandes proporções que a infestação atinge, governos e a sociedade organizada são responsáveis por elaborar programas, propósitos e ações que visem interromper ou amenizar os avanços e agravamentos causados pela doença. Uma medida importante nesse processo é a ação preventiva, através do serviço de campo, campanhas educativas em escolas e postos de saúde, por meio de palestras, panfletagem e