Destilaçao
Setembro de 2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO: Fundamentos Teóricos.
1.1 Destilação Experimentalmente ao se estudar o ELV a partir de um sistema binário, utiliza-se do método de destilação para a separação da mistura, que é uma operação de transferência de massa entre uma fase líquida e uma fase vapor.
Existem 4 métodos principais no processo de destilação:
De equilíbrio;
Por arraste;
Diferencial;
Fracionada. Todos estes métodos se diferem, mas estão todos baseados no princípio de que o vapor produzido por uma mistura líquida está geralmente mais concentrado de componente mais volátil do que o líquido.
1.1.1 Destilação de equilíbrio
Também chamada de destilação “flash”, ela pode ser realizada em operação contínua ou batelada. Este primeiro modo é mais frequente e baseia-se em uma alimentação líquida pré-aquecida que alimenta um tanque de expansão, no qual uma parte do líquido se vaporiza, e este vapor produzido e o líquido não vaporizado são retirados continuamente do tanque logo que se formam.
1.1.2 Destilação por arraste
Conhecida também como destilação com vapor, é parecida com a destilação simples, porém baseia-se em injetar vapor no refervedor ao invés de realizar o aquecimento através de um trocador de calor.
1.1.3 Destilação diferencial
Mais conhecida como destilação simples. É uma destilação descontínua na qual a carga líquida é colocada no refervedor e aquecida até sua temperatura de ebulição e assim, o vapor formado é removido através de um condensador.
1.1.4 Destilação fracionada
Neste tipo de destilação há várias vaporizações e condensações numa coluna de fracionamento.
No experimento realizado houve um casco cilíndrico vertical alongado, que continha em seu interior pratos ou bandejas horizontais.
A alimentação é realizada num ponto intermediário, e nestas colunas o líquido ‘corre’ pelas bandejas e o vapor sobe pela coluna borbulhando através do líquido. O escoamento pelos