Ligacao De Hidrogenio Revisado
Grupo: Lucca Saraiva; Bruno Gomes; Pedro Boueri; Afonso Ferraz e Roberto Carvalho.
Itaim 2º Ano
Forças intermoleculares são forças que mantem moléculas unidas entre si na formação de diferentes compostos, com exceção dos gases nobres e plasmas. As principais forças intermoleculares são: Dipolo-Dipolo, Dipolo-Dipolo Induzido, Ligação de Hidrogênio e Íon-Dipolo.
A ligação de hidrogênio é uma interação intermolecular, variante da interação dipolo-dipolo, que ocorre entre moléculas que possuam uma ligação entre F, O e N(elementos muito eletronegativos) e o hidrogênio. Este tipo de ligação, consequente das características dos elementos que interagem, forma polos na molécula em que se encontra um positivo e um negativo.O hidrogênio, que possui somente um elétron, interage com elementos eletronegativos formando uma molécula que tem o potencial de formar ligações de hidrogênio.
Devido ao fato de o núcleo do hidrogênio ficar exposto, com uma massa muito positiva, pois seu único elétron tende a ser atraído pelo elemento mais eletronegativo da molécula,provoca a formação de um polo positivo e um negativo na molécula, portanto suas interações com outras moléculas criando uma ligação de hidrogênio podem ser classificadas também como uma interação intermolecular dipolo-dipolo.
A ligação de hidrogênio é a interação intermolecular mais forte. Junto com a característica de serem a ligação mais forte, as substâncias, cujas moléculas estão sujeitas à ligação de hidrogênio, possuem também outras características. Como essa ligação é feita entre o hidrogênio e elementos muito eletronegativos e ocorrem por interação dipolo-dipolo, onde o polo positivo de uma molécula é atraído para o polo negativo de outra molécula, como citado anteriormente.
Criando essa ligação intermolecular forte devido à diferença das cargas, essas moléculas necessitam de muita energia para serem separadas umas das outras, fazendo com que essas substâncias possuam um ponto de fusão e