Átomos, moléculas e íons
CONHECENDO O ÁTOMO
Toda matéria que conhecemos é formada por moléculas. Esta por sua vez é formada por átomos, que são compostos por três outras particulas: prótons, nêutrons e elétrons.
Esquematizando:
Moléculas_ formado por átomos
Átomos_ formado por prótons, nêutrons e elétrons.
O átomo é dividido em duas partes:
Núcleo_ formado por prótons e nêutrons
Eletrosfera_ formado por elétrons
Imagem estrutura do átomo:
O átomo pode ser até comparado com o sistema solar, de onde o sol seria o núcleo e os planetas seriam os elétrons.
As partículas subatômicas (prótons, nêutrons e elétrons) têm algumas propriedades básicas que nunca deve ser esquecida ou confundida:
Prótons: carga elétrica positiva
Elétrons: carga elétrica negativa
Nêutrons: carga elétrica neutra
Ou seja, se pudéssemos lançar essa partícula em um ímã, os prótons iriam para um lado, os elétrons iriam para o lado contrário e os nêutrons não seriam influenciados.
MOLÉCULAS
Uma molécula é formada quando átomos de mesmo ou diferentes elementos se combinam. A molécula é a menor partícula de uma substância que pode normalmente existir de maneira independente.
Deve-se lembrar de que a combinação de átomos só pode ser considerada molécula quando for no caso de ligação covalente. Ou seja; sais, metais e gases nobres não são considerados moléculas.
Para entender mais sobre moléculas é preciso entender sobre ligações químicas: (link do artigo)
ÍONS, CÁTIONS E ÂNIONS
Como todos nós sabemos a quantidade de elétrons de um *átomo é igual à quantidade de prótons (ou Nº atômico) de um átomo. Ou seja:
O Hidrogênio (H), que tem 1 próton, naturalmente vai ter 1 elétron.
E se eu te disser que o carbono (C) tem 6 prótons, e te perguntar quantos elétrons ele tem, você facilmente deve responder que ele tem 6 elétrons.
Entretanto os átomos apresentam a capacidade de ganhar e perder elétrons, formando novos sistemas, deixando de serem neutros para se tornarem íons.