Resumo do artigo Interações Intermoleculares
Evidenciando que estas têm relação direta com as propriedades termodinâmicas dos sólidos, líquidos e gases, bem como as energias envolvidas neste processo. Tal relação implica no entendimento do comportamento de sistemas químicos a nível molecular.
A temperatura de ebulição de hidrocarbonetos varia de acordo com a quantidade de carbonos presentes.
“A temperatura de ebulição de um composto é a temperatura na qual um sistema líquido passa para a fase gasosa, que tem uma relação direta com as forças entre as moléculas constituintes do líquido.”
Objetivos
Este artigo tem por objetivo fornecer uma descrição qualitativa dos principais tipos de interações intermoleculares que atuam nos sistemas químicos, e mostrar como o entendimento de tais interações pode auxiliar na racionalização de propriedades macroscópicas observáveis.
Fundamentação teórica
Robert Boyle, Jacques Charles e Gay Lussac chegaram à definição de que um gás ideal é um sistema gasoso com partículas pontuais e que não interagem entre si considerando que as propriedades termodinâmicas são as mesmas para qualquer gás.
As forças intermoleculares compõem as interações intermoleculares, que fazem com que o fator de compressibilidade e o comportamento dos gases seja diferente do ideal, nas moléculas.
As interações são mais fortes em pequenas distâncias entre as moléculas, contudo podem ser agrupadas em interações de curto alcance e longo alcance.
Interações Iônicas
Interações iônicas são interações eletrostáticas fortes entre cátions e ânions, que ocorrem entre compostos iônicos.
A força eletrostática das interações em questão é relacionada à Lei de Coulomb, conferindo aos sólidos características como alto ponto