Palestra espirita
Este tema:
ESE – CAP. 12
Pagar o mal com o bem;
Inimigos desencarnados;
Se alguém te ferir na face direita;
MATEUS – CAP. 5 1-48
Bem aventuranças;
44- Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
37 - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
AS DORES DA ALMA – FRANCISCO DO ESPÍRITO SANTO NETO DITADO POR HAMMED
Estamos cientes de que integramos falange de espíritos ainda em evolução nas esferas intelectuais da Terra, tão sujeitos a enganos como qualquer outro. Temos também consciência de que somos uma alma que leva ao alto o archote iluminado que Jesus Cristo, por compaixão, nos concedeu a graça de carregar, para que iluminássemos a nós mesmos, em primeiro lugar, a fim de que conhecêssemos as nossas faltas e, ao superá-las, realizássemos o serviço de autodescobrimento.
Em nossos apontamentos, denominamos os “sete pecados capitais” como as dores da alma. São eles: o orgulho, a preguiça, a raiva, a inveja, a gula, a luxúria e a avareza. Na atualidade, graças ao valioso concurso das doutrinas psíquicas, de modo geral, e da psicologia espírita, especificamente, esses “pecados” são considerados mais como desajustes, neuroses ou desequilíbrios íntimos. Em verdade, os “pecadores” precisam mais de auto-análise, reparação e tratamento do que condenação, repressão ou castigo.
As pessoas, entretanto, tendem a condenar e punir, olvidando-se de que todos somos alunos, não malfeitores, na escola da vida; que as “dores da alma” são educadoras ou instrutoras particulares que a Harmonia da Vida nos concedeu, para vencermos bloqueios e obstáculos íntimos.
CONFLITOS EXISTENCIAIS – PSICOGRAFADO POR DIVALDO FRANCO – DITADO PELO ESPÍRITO JOANNA DE ANGELIS.
A marcha do progresso é inexorável. Pode ser perturbada