PORTFOLIO GRUPO 3
A Política de Assistência Social é uma política pública de proteção social que objetiva propiciar condições de cidadania aos segmentos populacionais em situação de exclusão social e/ou aqueles incluídos precariamente no usufruto de bens e serviços básicos para uma vida digna. O presente trabalho pretende contribuir para o debate em torno da Política de Assistência Social desenvolvida no município de Joao Pessoa, buscando informações sobre o perfil da população que usa este tipo de assistência, através de pesquisas relacionadas a estas políticas, em fontes bibliográficas, reportagens de jornais e visitas para coleta de informações e dados junto ao órgão responsável, ou seja, a Secretaria de Assistência Social deste município. Abordaremos também os programas sociais realizados, e suas demandas, os profissionais envolvidos e o perfil daqueles que buscam esta assistência, onde se encontram, e qual a realidade em vivem. Que tipo de atendimentos são feitos, que assistências e iniciativas existem para a demanda deste município, a população que a utiliza e a real necessidade da mesma são alguns pontos a serem discutidos neste portfólio.
2. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A assistência ao outro é uma prática antiga entre os homens e com o passar dos anos, os mais religiosos foram destinados às práticas de ajuda e apoio aos pobres. Assim como nos mostra Yazbeck (2007) a assistência “não se limita nem à civilização judaico-cristã nem às sociedades capitalistas. A solidariedade social diante dos pobres, dos doentes e dos incapazes se coloca sob diversas formas nas normas morais de diferentes sociedades”.
Esse processo de ajuda aos pobres e desvalidos tornou-se algo natural e são práticas eternizadas até hoje, apesar do grande desenvolvimento nas esferas da vida social, particularmente na produtiva. Desta forma, o modo que era dado a esse