Liga O Estrutura
A interface alvenaria-estrutura deve receber atenção no momento da elaboração do projeto. A diferença de natureza dos materiais leva a comportamentos diferenciados durante a vida útil da edificação. Além disso, as estruturas têm se tornado cada vez mais esbeltas, existindo então maior possibilidade de deformações, o que pode tornar as ligações alvenaria/estrutura mais suscetíveis a problemas. Para estas interfaces o uso das telas metálicas eletrossoldadas como componentes da ligação entre parede e pilar é o indicado.
As telas metálicas eletrossoldadas disponíveis no mercado possuem malha de 15 x 15 mm e fio de 1,65 mm. As telas são fixadas aos pilares por meio de pinos de aço com arruelas utilizando finca pinos acionado à pólvora . No momento da elevação das alvenarias essas telas são inseridas nas juntas horizontais de argamassa a cada duas fiadas. Para isso, estas telas são posicionadas anteriormente a cada 40cm partindo da laje.
Um kit com a quantidade e tipo de telas utilizadas no pavimento pode ser elaborado e disponibilizado no local após a execução do chapisco rolado, evitando qualquer desperdício do material. É fundamental a conferência da fixação e aplicação das telas, assim como a inspeção do chapisco rolado, como forma de liberar o início da alvenaria no pavimento.
O detalhamento do tipo de encunhamento em um projeto de alvenaria de vedação pode reduzir consideravelmente o índice de patologias presente nas paredes das edificações prontas. As deformações diferenciadas entre as vedações verticais e as estruturas estão presentes ao longo de toda a vida útil da edificação, sendo assim, é necessário que estas sejam compatibilizadas, devendo existir então planejamento e detalhamento em projeto.
Em geral para o encunhamento são deixados de 2 a 3 centímetros de folga entre a alvenaria e a viga para posterior preenchimento com argamassa. Esta etapa deve ser retardada o máximo possível, para que grande parte das deformações e