Aluminio Estrutural Completo 1
ENGENHARIA CIVIL- DIURNO
Alumínio Estrutural
Leonardo Lorenzato, Louise Amaro, Nikolas Secchi, Natan Favaretto, Patrícia Favaretto
Materiais de Construção I
Luiz Gustavo Laval
Passo Fundo, junho de 2014.
1. Introdução
O alumínio, ou mais precisamente as ligas de alumínio, vem ganhando significativo espaço no mercado das construções metálicas, com aplicação nas estruturas e em componentes como telhas e painéis em geral. Características como a leveza, boa trabalhabilidade, elevada resistência mecânica e à corrosão colocam as estruturas de alumínio como vantajosas em relação às estruturas de aço em muitas situações.
Enfatizando as características do material e o projeto estrutural, são apresentados nesse trabalho o processo de fabricação, as propriedades do material, as vantagens e desvantagens de sua utilização, a aplicação na construção civil, as especificações técnicas e alguns exemplos de sistemas que utilizam esse método construtivo.
São apresentadas, juntamente com as normas brasileiras para projeto de estruturas de alumínio, os requisitos da norma americana da Aluminum Association e as recomendações das usinas produtoras.
2. Apresentação do produto
O setor de produção de alumínio, um dos mais versáteis metais utilizados pelo homem, é hoje a segunda indústria metalúrgica do mundo, superada apenas pela siderurgia. O alumínio é um metal que apresenta vasta gama de aplicação pois apresenta elevada resistência mecânica e à corrosão, possuindo excelente aspecto estético e sua densidade corresponde a um terço da densidade do aço.
Entretanto os estudos desenvolvidos no Brasil, na área de estruturas metálicas, têm-se limitado às estruturas de aço, deixando a um segundo plano o alumínio enquanto material estrutural. A literatura nacional sobre o assunto restringe-se basicamente a catálogos e manuais das usinas produtoras.
O alumínio é um metal leve, macio, resistente, que tem um revestimento fino de um óxido. Esse óxido não é