Liga Ti-6Al-4V
Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo, v. 27, n. 4, 195-199, 2008.
CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA E MICROESTRUTURAL DA LIGA Ti-6Al-4V TRATADA
TERMICAMENTE
T. Sugahara1,2*; C. Moura Neto2; D.A.P. Reis2; F. Piorino Neto3
USP, Escola de Engenharia de Lorena,12.602-810, Lorena, SP
2
ITA, Praça Marechal Eduardo Gomes, 50, 12.228-900, São José dos Campos, SP
3
IAE/CTA, Praça Marechal Eduardo Gomes, 50, 12.228-900, São José dos Campos, SP
1
Palavras-chave: fluência, Ti-6Al-4V, caracterização microestrutural, tratamentos térmicos.
RESUMO
1. INTRODUÇÃO
Titânio e suas ligas são excelentes para aplicações como componentes estruturais submetidos em altas temperaturas devido sua alta resistência, baixa massa específica, boa resistência à corrosão e estabilidade metalúrgica. Uma parte substancial da pesquisa em fluência tem sido dedicada à liga Ti-6Al-4V devido a sua importância industrial e tecnológica. Este trabalho tem como objetivo caracterizar microestruturalmente a liga Ti-6Al-4V após ensaio de fluência via microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura.
Foi utilizada a liga Ti-6Al-4V na forma de barras cilíndricas, na condição forjada e recozida a 190 oC durante 6 horas e resfriada ao ar. A liga Ti-6Al-4V após tratamento térmico para avaliação do tipo de microestrutura no material foi submetida a ensaios de fluência ao ar na condição de 250 MPa para a temperatura de 600 oC. A preparação das amostras para análise via microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura seguiu os padrões usuais de metalografia. A liga com estrutura de Widmanstätten apresentou uma maior resistência à fluência e à oxidação, com um maior tempo de vida em fluência.
As ligas de titânio são utilizadas em vários setores industriais devido as suas excelentes propriedades como alta tensão específica, boa resistência à corrosão, baixa densidade e boa resistência à oxidação em temperaturas menores do que 600
°C. Essas propriedades são fatores