Relatório MODELO
Departamento de Engenharia Mecânica
Nome do relatório
Alunos:
Professor:
Turma:
Dourados
Fevereiro/2013
Sumário
1. Introdução 2
2. Objetivo 3
3. Revisão Bibliográfica 3
3.1 Prototipagem Rápida 3
3.2 Liga Ti-6Al-4V 9
4. Materiais e Métodos 10
4.1 Materiais Utilizados 10
4.2 Ensaio de Rugosidade 10
4.3 Microdureza Vickers 12
1. Introdução Os biomateriais podem ser definidos como substâncias de origem natural ou sintética que são toleradas de forma transitória ou permanente pelos diversos tecidos que constituem os órgãos dos seres vivos. São utilizados como um todo, ou parte de um sistema que trata, restaura ou substitui algum tecido, órgão ou função do corpo. Biomateriais são utilizados principalmente na confecção de próteses, na regeneração de tecidos e dispositivos médicos. Um determinado biomaterial é escolhido em função da sua compatibilidade com o organismo e de sua integridade estrutural e funcional durante o tempo previsto para utilização (BÁRTOLO, 2007).
A prototipagem rápida é uma área pouco conhecida no Brasil, devido ao elevado preço das máquinas e até mesmo pelo desconhecimento deste novo processo de fabricação (ABUD, 2009).
A prototipagem é um processo de fabricação que ocorre a adição de material em forma de camadas planas sucessivas, baseado na manufatura por camadas, neste processo de fabricação são obtidos componentes em três dimensões, como protótipos, modelos e até mesmo o implante final, para a fabricação do componente é necessário o desenvolvimento do componente em um software CAD (VOLPATO, 2007).
2. Objetivo
Analisar e comparar possíveis divergências que existam entre as propriedades mecânicas, por meio de amostras usinadas e prototipadas por sinterização direta a laser de metais (DMLS), na qual será utilizado a liga de Ti-6Al-4V para a realização dos ensaios.
3. Revisão Bibliográfica
3.1 Prototipagem