Lien Chi
www.amcbr.com.br
Lien ch’i
Oito movimentos
A prática de exercícios físicos em países do oriente é hábito comum e seria estranho andar pela manhã nas ruas da China ou do Japão e não ver ninguém fazendo Tai chi chuan ou Lien Chi. Os exercícios físicos fazem parte do dia a dia e do arsenal terapêutico da medicina oriental.
Todo o conhecimento e todas as técnicas da MTC se resumem em estar em harmonia com a natureza, cultivar emoções saudáveis, e permitir o fluxo equilibrado da energia no corpo. Tem por base um tripé:
- O Ch’i - fluxo essencial de energia que faz tudo existir;
- As transformações cíclicas e contínuas do Yin e Yang, que faz tudo se mover;
- Os Cinco Movimentos (ou elementos, no Ocidente), que são Água, Madeira, Fogo, Terra e
Metal.
Essa forma de encarar o mundo é um precioso instrumental de manutenção de saúde, prolongando a vida e curando as aflições físicas e emocionais.
Para a MTC a saúde e a doença fazem parte de um processo contínuo de adaptação do homem a um meio ambiente hostil e inconstante. Não se estabelece uma separação entre saúde e doença, ou seja, em certos momentos a doença é inevitável no ciclo vital porque não deixa de ser uma forma de expressão dos nossos conflitos, sofrimentos e dificuldades de adaptação ao meio. A finalidade do tratamento é realizar a melhor adaptação possível do homem ao meio ambiente. As intervenções preventivas assumem importância relevante, assim como o aspecto pedagógico, levando o individuo a ter consciência sobre o seu próprio corpo e a assumir uma nova postura perante a própria vida, e conseqüentemente sobre sua saúde.
Lien Ch’i, “a arte de treinar a energia”, pressupõe a disponibilidade da pessoa para aprender, ter a prática da disciplina e assumir participar ativamente no seu processo de re-equilíbrio.
Isto significa auto responsabilizar-se pelo seu estado atual de saúde e decidir pela mudança de atitude. Quando isso acontece