A origem da Filosofia
1-) filosofia é um campo cercado de discordância, É o estudo de sua origem, que não pode ter explicações simples. A filosofia tem questões fundamentais que precisam ser compreendidas, discutidas para que possamos entender, e faz com que a Filosofia seja uma encantadora área do conhecimento.
2 e 3-Para descobrirmos a origem da filosofia, temos que ter argumentos elaborados por importantes pensadores, tem a origem grega (tese ocidentalista) e a origem oriental (tese orientalista) da filosofia.
O orientalismo: a tese de que a filosofia surgiu no Oriente
4- discordâncias entre Ocidentalismo x Orientalismo. A primeira pessoa que se importou com a origem da filosofia, e se posicionou diante deste debate, foi na antiguidade, no século III a.C., Doxófrago Diógenes de Laércio, em seu livro Vidas e Doutrinas dos filósofos ilustres.
5- Diógenes, dizia que a filosofia teria sido inventada pelos magos (pérsia), pelos caldeus (Babilônia), pelos gimnosofistas (índia) e também pelos profetas da civilização egípcia, que teria sido levada para a Grécia com os navegadores, que navegavam par fazer comércios e conhecer novas terras.
6- Nessa versão a filosofia nasce no Oriente, aprofundada em doutrinas místicas e religiosas, e é levada para a Grécia, onde será alterada e espalhada para o Ocidente.
7- Existe outro elemento que pode afirmar que a filosofia nasce no Oriente no qual: em sua fase pré- helênica, que teve um intenso e estreito contato com as civilizações orientais, no qual resultou influencia de conteúdos na vida social, religiosa, artística e técnica dos gregos no período pré-helênico.
8-conteúdos de tradição oriental, assimilados pelos gregos, citamos a geometria usada pelos egípcios e a astronomia cultivada pelos caldeus, as duas eram usadas nas comunidades gregas. A Geometria era usada para realização e atividades das transações comerciais (mediadas de terrenos, por exemplo), a Astronomia supria a