Liderança
Há uma maneira adequada para corrigir os erros dos liderados para que eles não tenham medo do líder?
1)
Quando o colaborador tem medo do seu líder (e aí deve ser um chefe, não líder), ele tende a esconder as verdades, pois sabe que será punido. Basta ver no caso de um pai que bate em seu filho toda vez que ele erra. O filho tenderá a esconder do pai seus feitos, por medo. Isso irá influenciar por toda a vida do filho.
Numa empresa não é diferente. O medo não cria sintonia entre líderes e liderados. O jogo entre eles deve ser aberto. Quem erra tem que ser corrigido, mas não humilhado. O que erra deve aprender com seu erro e desejar não errar mais. O papel do líder é intermediar a pessoa e o seu erro, para que ela perceba que vale mais, que é melhor do que seus erros. Como mudar a visão de alguns colaboradores que não apreciam quando outros recebem elogios ou aumento de salário?
2)
Se a empresa tem políticas honestas de reconhecimento e recompensa, é uma questão de inveja, que é uma erva daninha que cresce dentro das empresas, nas pessoas. O esforço maior do que o normal deve ser recompensado. Pessoas que se desmotivam por que outros estão ganhando mais, mesmo percebendo que é porque se dedicaram, não são dignas de laborar em equipe, pois em vez de sentirem admiração pelo outro, são absorvidas pelo sentimento indigno da inveja. Já, se a empresa promove ou paga melhor alguns poucos privilegiados e não porque são bons no trabalho, dificilmente a visão será modificada, pois os líderes, donos é que estão com a visão turva.
Desenvolvido por: Professor Paulo Sérgio Buhrer – www.professorpaulosergio.com.br
DICAS DE LIDERANÇA
1) Como despertar liderança em nós?
o
espírito
de
Despertar o espírito de liderança não é um processo simples. Um líder estabelece um propósito para o que faz, deixando claro aos seus liderados que, se derem o seu melhor ganharão com isso. É necessário que nos