Liderança
Lorena A. F. F.
Tamires A.
Vlademir C. P.
RESUMO: Este artigo tem por finalidade demonstrar que o autoritarismo não raramente é associado ao militarismo, onde os comandantes devem levar suas tropas motivadas e com os propósitos de vencer, fazer a diferença, mudar um cenário geralmente opressor e salvar suas vidas.
Palavras-chave : Autoritarismo. Liderança. Motivação. Cobrança.
Introdução
A liderança autocrática ou autoritária tem uma característica principal de mobilizar as pessoas para uma visão, um objetivo. O autoritarismo não raramente é associado ao militarismo, onde os comandantes devem levar suas tropas motivadas e com os propósitos de vencer, fazer a diferença, mudar um cenário geralmente opressor e salvar suas vidas. Acredita-se que não deva ser uma tarefa fácil, pois é complicado manter motivada uma equipe com toda a segurança e estrutura necessária, imagine um grupo que luta por interesses alheios. Segundo Leon C. Megginson “líderes autocráticos ou autoritários tomam todas as decisões, em vez de permitir a seus seguidores que participem delas”.
Definições de Liderança e Autoridade:
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Já o autoritarismo pode ser definido como um comportamento em que uma instituição ou pessoa se excede no exercício da autoridade de que lhe foi investida.
Liderança Autoritária
Na liderança autoritária, segundo Chiavenato (2003) “o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo”, é ele quem fixa todas as diretrizes e determina qual tarefa deve ser realizada, tudo tem que ser feito a sua maneira, pois todas as decisões são totalmente centralizadas. Este estilo de liderança não é indicado em uma empresa onde tenha uma equipe de