Liderança
Como exemplo, lembremos que a nova geração de profissionais não se comporta da mesma maneira que as gerações passadas. De modo geral, já chegam com mais conhecimento técnico, senso competitivo e aspirações individuais. Estes fatores, os diferentes aspectos da motivação humana, influem significativamente na forma do líder lidar com as pessoas. E o administrador deverá estar atento para isso no dia-a-dia do trabalho, buscando um entendimento crítico sobre a realidade à sua volta e as expectativas em questão, tanto do Tribunal quanto das pessoas que ali executam suas atividades. Esse assunto será melhor discutido no "Módulo Relacionamento Interpessoal".
Por fim, mas não menos importante, o líder deve se dedicar ao seu auto-conhecimento: refletir sobre sua relação com o seu trabalho, a sua motivação, os seus valores. Se os líderes não estiverem, eles mesmos, motivados, comprometidos com o trabalho, confiantes nos resultados como poderão motivar e inspirar seus liderados? Além do mais, as pessoas só podem dar aos outros aquilo que eles tem em si mesmos. Ninguém pode dar aos outros o que não tem.
Se alguma possibilidade existe na mudança comportamental de todas as outras pessoas com quem você se relaciona, essa possibilidade começa em você, ou melhor, na sua capacidade de mudar, primeiro, o seu próprio comportamento no relacionamento com os outros. Se conseguir isto, aí talvez o comportamento do outro comece a mudar. O desafio deve iniciar com você , não com o outro.
Ser ou não ser competente no uso de tais estilos é uma função da capacidade do líder em diagnosticar as situações e assumir o estilo apropriado a cada situação, posto que