Liderança
O modelo de liderança tem mudado gradativamente e para acompanhar tais mudanças, cada líder tem que se adequar às novas estruturas organizacionais, uma vez que trabalhar com diversos tipos de pessoas não é uma tarefa fácil, pois o ser humano é dotado de uma diversidade de comportamentos e motivações que exigem uma percepção apurada.
Com a conscientização dos funcionários em relação aos seus papéis nas organizações para opinar sobre métodos de operacionalização e os processos decisórios, deixaram muitos líderes sem saber como administrar este novo cenário, uma vez que eles estavam habituados com a liderança tradicional e acreditavam que o único responsável pelo direcionamento da equipe era o líder.
Com isto, o mundo empresarial constantemente alvo de intensas transformações, demanda adaptações rápidas e eficazes dos líderes e das organizações. Em meio a esse ambiente, a pergunta problema proposta é estudar quais são as características desejadas para a capacitação de líderes nas organizações.
Com a abertura do mercado promovido pela globalização, as transformações estão acontecendo de forma rápida e uma organização que possui profissionais altamente capacitados irá se sobressair diante de um quadro competitivo onde a concorrência se faz presente nos mínimos detalhes.
Atualmente os programas de capacitação visam o desenvolvimento de competências para contribuir com os objetivos organizacionais e propiciam o aperfeiçoamento das habilidades indispensáveis para os líderes realizarem com sucesso seu papel, aumentarem seu desempenho e se tornarem mais dinâmicos e capazes de alcançarem suas metas.
A hipótese para a problemática proposta é que as características para a capacitação de líderes é uma decisão estratégica e envolve a definição das habilidades técnicas, humanas e conceituais do perfil do líder.
As organizações perceberam ao longo do tempo que, para serem bem sucedidas, precisam investir no capital humano por meio de capacitações, visando