Liderança
O coach aterrisou no Brasil em meados dos anos 90 com o desenvolvimento exclusivo para executivos e para a difusão do conceito de que esta aplicação é viável para a vida como um todo demorou um pouco. Atualmente são diversas as opções de atuação, mas são três as principais categorias:
Executivo: a empresa contrata o serviço para desenvolver o trabalho com profissionais de alta gestão com foco em metas da organização ou desenvolvimento de competências dos gestores.
Vida: uma pessoa contrata o serviço para alcançar metas particulares, como trocar de casa, de carro, convivência familiar, lazer e diversão, entre outros. Ou seja, é totalmente de âmbito pessoal.
Carreira: o profissional atua por meio da contratação dos serviços por parte da empresa ou do próprio cliente. A organização pode requisitar o trabalho para auxiliar na promoção de um colaborador ou o próprio contratante do serviço recebe auxílio em uma transição de carreira ou aprimoramento de competências O coaching trabalha com vida, carreira educação e treinamento, benchmarking, leituras e experiências diversas, correlacionando todas essas realidades com o acompanhamento do assessorado pelo coach.
Não se aprende somente pelo uso da lógica, da racionalidade e da memória, aprende-se muito pela emoção e motivação, pelo exemplo e experiência, pelo relacionamento interpessoal, ele busca ensinar a pessoa a pensar