Liderança
Os franceses utilizaram o termo Antigo Regime, em referencia ao sistema politico e social do qual eram contra no processo da revolução francesa. Com o passar do tempo, essa expressão passou a ser utilizada por diversos pensadores. Nos dias atuais é utilizada para definir um conjunto de elementos e instituições que se estabeleceram em diversos países europeus entre os séculos XVI e XVIII.
Sociedades Rurais e Estamentais
Desde a Idade média a Europa não havia mudado muito, pois a maioria da população viva no campo. Mas nem toda população trabalhava diretamente na agricultura ou na pecuária, muitos eram comerciantes e artífices que exerciam ofícios variados. Muitas industrias também se encontravam naquela época na área rural. As cidades eram predominantes centros de comércio, permanente ou temporário (feiras). Por isso pertencia a burguesia comercial. E por fim, os proprietários de terras não trabalhavam nas lavouras, eles exploravam o trabalho dos camponeses, com várias formas de servidão.
Os Estamentos
A sociedades rurais do período do Antigo Regime, estavam organizadas por três estamentos ou ordens sociais : clero, nobreza e terceiro estado. Nesse contexto o terceiro estado era o maior e constituindo diferentes níveis econômicos: pequenos comerciantes, artesões, agricultores e profissionais liberais, entre outros.
A definição da classe social daquela época, ocorria através do nascimento, ou seja os indivíduos pertenciam ao mesmo grupo social de sua família. Um dos poucos meios de possibilidades de uma pessoa crescer economicamente era se ingressar na igreja, ou seja tornando-se parte do clero (padre, bispo ,etc.).
Desigualdade Jurídica
A visão dominante da época estabelecia através de estudo jurídico os direitos e obrigações de cada estamento. Nesse contexto do clero cabia o oficio religioso (fiéis á salvação), e tinha o direito de ser alimentado e defendido, a nobreza garantia a defesa militar da