liderança
1 ESTILOS DE LIDERANÇA
O referencial teórico da monografia tem por objetivo descrever os estilos de liderança, bem como a cultura organizacional e o poder.
1.1 O Administrador
Bateman e Snell (1998) acreditam que processo de administração adequadamente executado envolve ampla variedade de atividades, pois para eles “Administração é o processo de trabalhar com pessoas e recursos para realizar objetivos organizacionais. Bons administradores fazem essas coisas eficaz e eficientemente” (p.27).
Num contexto geral, para Spiner (2012):
“Administração consiste em gerência, controle e direção de empresas públicas ou privadas, tendo como objetivo maior produtividade e lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los. Este profissional. No entanto, não tem apenas esta função teórica, ele é responsável pela implantação de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimentos que estiverem com problemas”.
Ainda afirma o autor que o administrador busque conhecimentos que desenvolvam habilidades de liderança e que saiba transmitir de forma clara as ideias à sua equipe. É necessário que o administrador domine os processos administrativos, de acordo com a teoria de Fayol, são eles:
• Prever: planejamento, programar ações para o futuro;
• Organizar: compor a estrutura funcional da empresa;
• Comandar: orientar e dirigir o pessoal;
• Coordenar: ligar, unir e harmonizar todos os esforços da empresa em torno do objetivo;
• Controlar: verificar se as ações estão ocorrendo de acordo com o planejado.
A missão do administrador é criar valor, afirma Nogueira (2012), pois criando valor o gestor estará aumentando a competitividade da empresa no mercado, garantindo continuidade e oferecendo