liderança
As organizações na nova economia estão diante de desafios complexos que exigem uma liderança flexível e inovadora. Assim, a liderança é um aspecto importante da administração, responsável pelo sucesso ou fracasso de uma organização. Hoje a liderança dever ser uma fonte de inspiração.
Alguns autores afirmariam que os primórdios dos estudos sobre liderança teriam ocorrido já em 1904, mas segundo PINHEIRO & MACIEIRA (2008) os estudos mais criteriosos e com fundamentação científica surgiram entre as décadas de 1920 e 1930 com as observações e pesquisas realizadas na Western Eletric, nos Estados Unidos. Mesmo a liderança sendo algo inerente aos agrupamentos humanos e a cultura, os estudos científicos sobre liderança, principalmente nos domínios da administração e nas organizações, podem ser considerados um empreendimento relativamente recente.
Durante muito tempo ser apenas um bom gestor foi considerado atributo suficiente para garantir o sucesso das organizações, no entanto, a partir de pensadores da administração moderna como John Kotter e Peter Drucker a antiga cartilha metodológica tem sido abandonada e a importância da liderança tem alçado destaque (MEREGE, 2008).
A liderança tem sido apontada como um aspecto importante da administração, responsável pelo sucesso ou fracasso de uma organização, por estar ligada à harmonização dos demais processos como planejamento, organização e controle, que são, por sua vez, realizados por pessoas. Sem a devida direção, estímulo e influência sobre as pessoas envolvidas, esses processos ficam prejudicados, destinando na frustração dos objetivos da organização.
A liderança pode ser entendida como "um mecanismo capaz de harmonizar as necessidades dos indivíduos com as exigências da organização [...] se manifesta sempre que uma pessoa procura, de qualquer maneira, influenciar o comportamento de outra, ou de um grupo, com vistas a alcançar objetivos" (PINHEIRO & MACIEIRA,