Liderança
Conforme CHIAVENATO (2004, p. 446) "A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes".
E segundo STONER (1999, p. 344) "liderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo”.
Conforme visto a cima existem diversas descrições do significado de liderança e a sua maioria norteia que liderança é poder de influenciar as outras pessoas. Sendo assim esta a principal característica existente em uma pessoa para ela se tornar um líder.
Dentro das organizações existem diversos tipos de lideres e estes se diferem na forma de como lidam com seus colaborados. Alguns tipos de lideres são: os participativos, os que orientam para resultados e metas, diretivos e os que apoiam seus liderados nas atividades do cotidiano organizacional. Existem lideres que mesclam estes estilos de liderar de acordo com cada colaborador.
Possuir as características necessárias para ser um líder é muito difícil e desta forma os gestores de uma empresa, seus gerentes ou seu presidente deveriam ter o poder de influenciar e dirigir seus colaboradores, porem isso muitas vezes não acontece.
O verdadeiro líder possue uma qualidade que é iminente para o seu sucesso junto os colaboradores é a capacidade de servir, em vez de ordenar, é ajudar no desenvolvimento atrelando suas necessidades com os valores da organização. O líder tem que deixar transparente o desejo de servir, tem que ter espiritualidade.
É preciso aliar os valores das organizações com os dos colaboradores, eles precisam ver sentido no que fazem, se dispor a serviço de outras pessoas. A espiritualidade ela vem trazer uma convivência pacifica entre colaboradores e empresas, que estes passam a considerar a empresa como algo complementar da sua felicidade e não um lugar de tormento.
Cabendo ao líder a tarefa de incentivar a o desenvolvimento espiritual dos liderados,