Liderança
O cenário atual do mercado empresarial tem se mostrado em um ritmo bastante acelerado. Para tanto, as empresas precisam acompanhar este desenvolvimento. Esta questão não trata apenas de desenvolvimento tecnológico, mas também do desenvolvimento intelectual da empresa, ou seja, dos seus colaboradores e nestes se encontra em destaque o papel da liderança. O que se tinha antigamente dentro das empresas eram famílias administrando seu próprio negócio, não havia uma divisão de cargos. Com a evolução do mercado, se fez necessário uma reestruturação das organizações. Mesmo com essa reestruturação, o papel do líder ainda não estava definido, se entendia que liderar era mandar sem levar em conta a opinião dos colaboradores, ou seja, o chefe era considerado o líder da empresa. Com o tempo notou-se que seus colaboradores precisavam ser parte importante dentro da organização, que suas opiniões deveriam fazer diferença, ser levadas em conta para que a empresa tivesse um crescimento ainda maior. Foi, então, que o papel do líder inverteu-se. O líder hoje é aquele que aceita a opinião de seus colaboradores, as leva em conta e transforma em novas ações que contribuam para a organização, isto de maneira que os próprios colaboradores, através de tarefas delegadas, as tornem possíveis. Para mostrar esta realidade de maneira clara, este trabalho buscou em pesquisas bibliográficas e estudo de caso as diferentes possibilidades de líder e sua importância dentro da organização.
LIDERANÇA
Liderança é uma palavra que para grande parte das pessoas tem muitos significados, ou ainda, é o sinônimo de chefia, gerência, entre outros termos que levam a semelhança do significado.
Segundo Hunter, 2004, liderança é:
“[...] a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.”
Para Maxwell, 2007, liderança está além do gerenciamento, liderança é um