Liderança
Liderança não significa controlar e impor a sua vontade sobre outros. Liderança também não é ser superior aos outros – “você nunca poderá se igualar a mim, você nunca vai ser melhor do que eu”. Liderança não significa intimidar, manipular ou colocar temor nas pessoas, e sim o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.
Estilo Autocrático: também conhecido como ditatorial. É exercido por gerentes centralizadores das decisões, que resolvem todos os problemas, não delegam e são os únicos a emitir ordens; não existe diálogo, nem oportunidade de participação ou sugestão por parte dos funcionários. É exigida uma disciplina rígida e um fiel cumprimento das ordens emitidas. Os funcionários executam os serviços como autômatos. É extremamente dominador e pessoal nos elogios e nas criticas ao trabalho de cada membro do grupo.
Estilo Democrático: também conhecido como participativo. Neste estilo os funcionários não se limitam apenas a cumprir ordens, mas também participam do processo decisório, dando suas contribuições ao superior. Este estilo de chefia permite que os funcionários trabalhem com o moral elevado, tenham maior estímulo, trabalhem satisfeitos e em principio, produzam mais. Proporciona também mais camaradagem, cooperação e espírito de equipe. (quem participa de uma decisão normalmente se compromete mais com o resultado). O Chefe (líder) preocupa-se com participação do grupo, estimula e orienta, acata e ouve as opiniões do grupo, pondera antes de agir. Aquele que determina, junto com o grupo, as diretrizes, permitindo o grupo esboçar as técnicas para alcançar os objetivos desejados. É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios. Para ele, o grupo é o centro das decisões. Acreditamos que a ação do líder democrático é de suma importância para o progresso e sucesso de uma organização. A