Liderança
CONCEITO DE LIDERANÇA SITUACIONAL
FILME: O DIABO VESTE PRADA
A liderança situacional é formada pela relação entre o estilo do líder, a maturidade do liderado e a situação a ser enfrentada. Esta modalidade surgiu a partir da necessidade de um modelo onde o líder se comporta de acordo com a situação que encontra, tratando individualmente cada membro que deseja influenciar, de acordo com sua maturidade.
A maturidade aqui citada é definida como: vontade e capacidade dominadas por uma pessoa de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento.
A liderança situacional é dinâmica e flexível, busca utilizar modelos diferentes, onde o líder estará freqüentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo, tendo como desafio saber qual estilo se ajusta melhor.
Vivemos num mundo globalizado, onde a concorrência é muito acirrada, tendo como alvo das empresas conquistarem a maior “fatia” do mercado concorrente. Hoje se busca a qualidade e perfeição no que será colocado à disposição do cliente levando em conta pesquisa de opinião, por exemplo, para determinado produto e/ou serviço. E tudo isso é valorizando o profissional, que não é mais visto como um simples funcionário, mas como um colaborador.
[pic]
[pic]Recém-formada em jornalismo, Andrea Sachs muda-se para Nova York em busca de um emprego como articulista em alguma revista da cidade. Acaba conseguindo trabalho na revista de moda Runway, como assistente de Miranda Priestly, a poderosa chefa de redação do periódico. A divertida história do filme "O diabo veste Prada" é, também, uma aula de recursos humanos. Há situações que envolvem desde o momento da seleção, as dificuldades no ambiente de trabalho, como lidar com os grupos informais, até a gestão de pessoas e estilos de liderança.
A postura da personagem Andrea durante a entrevista de emprego é inadequada ao perfil da vaga e ao ambiente. Ela sequer pesquisou com antecedência a organização para a qual se