Liderança
O presente ensaio aborda o tema liderança e enfatiza a sua importância dentro de uma organização. Objetiva diferenciar os papéis de gerente e líder com definições de estudiosos da área. Argumentar sobre a função do líder, assim como sua atuação que faz a diferença dentro de uma instituição.
Cada pessoa tem suas aspirações, seus objetivos, suas preferências, sua personalidade, seus talentos e habilidades. Porém, ao constituirem uma equipe de trabalho, as pessoas que se destacam, pelas diferenças individuais, precisam de uma liderança para alcançar seus objetivos ou atingir o resultado esperado. O que se observa é que liderança é necessária em todas as atividades, em todos os tipos de organização humana e, principalmente, nas empresas onde é uma das principais funções administrativas, destacando-se pela sua complexidade.
A liderança é um processo abrangente que ocorre, praticamente, em todos s segmentos da sociedade como a família e a escola. Ela se manifesta sempre que uma pessoas procura influenciar o comportamento de outro ou de um grupo, com vistas a alcançar objetivos. CARVALHO (2009, p.19) afirmava que “ Conhecer as forças que estimulam e motivam o ser humano é o primeiro e fundamental passo para a compreensão e exercício da liderança”.
O líder deve proporcionar ao seu liderado o apoio necessário à motivação no trabalho. Em outras palavras, não cabe ao líder influenciar um liderado a alcançar um dado objetivo, a motivação para o alcance de tal meta deve ser intríseca ao trabalhador. Ao líder cabe o papel de facilitador, para que os funcionários procurem novas maneiras de atuar.
Com a liderança despreparada,
Nessas situações, não há um planejamento adequado dos trabalhos, a comunicação é falha, ninguém assume riscos, o processo decisório emperra, e finalmente, os problemas ficam sem solução […] os resultados são igualmente desastrosos como clima negativo, quase insuportável, saída dos