Liderança
A liderança tem sido tema recorrente no meio acadêmico, evidenciando que o seu conceito vem sendo estudado com intensidade e aprimorado ao longo do tempo dado a importância do eu papel no âmbito organizacional.
“Liderança é uma influencia interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos”. CHIAVENATO (1999, p. 558).
Assim como pode ser observado, o autor expõe a liderança como um fator influenciador das ações empreendidas na organização, estas de forma natural e espontânea através da interação líder/colaborador na organização. Como é confirmado na visão de SROUR(1998, p. 151) “[...] a liderança transcende cargos ou posições formais, não carece de institucionalização, decorre da sintonia ‘espontânea’ e informal estabelecida entre lideres e seguidores”.
Estilos de Liderança
“É importante entender que os estilos de liderança consiste nas atitudes de um líder com seus seguidores. Pensando desta maneira, diversos autores destacam três formas costumeiramente utilizadas pelos líderes nas situações mais variadas: ARAUJO (2006,p.341-342)
• Autocráticos (ou autoritários): o líder que se assume desta maneira tem o comportamento regido pela tradição não costumando ouvir seus seguidores. É adotado principalmente pelo sexo masculino nas fabricas, onde as pessoas que trabalham diretamente com as maquinas necessitam de precisão nas tarefas que executam, pois importante é que o produto final esteja pronto no prazo projetado.
• Democráticos (ou participativos) ao contrario do estilo autocrático o enfoque é as relações humanas e não a produção. Os seguidores participam do processo de tomar as decisões. Por conta disso, objetivos e estratégias são definidos tanto pelo líder, quanto pelos seguidores, de maneira democrática, característica presente em líderes femininas. Normalmente este estilo de liderança apresenta-se em organizações em que a grupos de