Liderança
O termo liderança, em português "é relativamente recente, sendo derivado da palavra inglesa leader". Segundo o mesmo autor, “o conceito de liderança tem cerca de 200 anos, embora a ideia da existência de alguém, que funcione como um líder, date do ano 1300”.
Embora o conceito de liderança seja algo recente, ele é dos temas que mais atenção tem suscitado, por parte de investigadores e profissionais dos mais diversos sectores de actividade humana. Por isso, "apenas no decurso dos últimos 75 anos foram realizados milhares de estudos empíricos” sobre o tema e “existem quase tantas definições de liderança, quantas as pessoas que a tentam definir”. Assim sendo e porque não nos é possível apresentar exaustivamente todas as definições, optamos por apresentar, apenas o conceito hodierno de liderança.
Segundo este a “liderança é o processo de dirigir e influenciar as actividades de um grupo de pessoas no sentido de as levar à prossecução dos objectivos do grupo ou da organização” onde estão inseridos.
A liderança surge desta forma, como o factor interpessoal de influenciar e direccionar, ou seja a capacidade de motivar a transformação da ideia em acção, resultando no padrão pretendido de desempenho a atingir.
Nesta óptica, a liderança é um processo contínuo de escolhas, que possibilitam à organização ou grupo, atingir os seus objectivos, “num ambiente interno e externo hostil e em constante mutação”.
Podemos afirmar, que mais importante que analisar a liderança, enquanto conceito, o fundamental é que se compreenda, que ela influi de facto nos processos e nas dinâmicas dos grupos. Sendo a liderança, apenas uma das muitas funções a desempenhar por um gestor, a forma como é exercida, tem enormes repercussões, não só no desenvolvimento da empresa, mas também na forma como a empresa é vista, quer pelos stakeholders internos, quer pelos stakeholders externos.
Liderança versus Gestão
A liderança, assume um papel de relevo na administração das organizações e é