Liderança
Quer se esteja a gerir uma equipe no trabalho, quer se seja o capitão de uma equipe de futebol ou se esteja à frente de uma grande empresa, o estilo de liderança é essencial para o sucesso pessoal e organizacional. Consciente ou inconscientemente disso, recorre a algum dos estilos de liderança que se seguem, pelo menos momentaneamente. Ao compreender estes estilos de liderança e o impacto que têm, pode tornar-se num líder melhor e mais flexível.
Este artigo ajuda-o a perceber sete estilos de liderança que podem ser usados conforme a equipe que tem sob a sua responsabilidade.
Liderança autocrática
A liderança autocrática é uma forma extrema de liderança transacional, onde o líder exerce um nível elevado de poder sobre os empregados ou membros da equipe. As pessoas que compõem a equipe não têm muitas oportunidades para apresentar sugestões, mesmo que estas sejam do interesse da equipe ou da organização.
A maior parte das pessoas não gosta de ser tratada desta forma. Assim, este tipo de liderança tende a despolitizar elevados níveis de absentismo e de insatisfação. Além disso, os resultados da equipe não recebem a criatividade e a experiência de todos os membros da equipe, pelo que se perdem muitos dos benefícios do trabalho de equipe.
No entanto, no caso de alguns trabalhos de rotina ou sem exigência de qualificações, este estilo pode ser eficaz, se as vantagens do controlo se sobrepuserem às desvantagens.
Liderança carismática
Um estilo de liderança carismática pode parecer semelhante a um estilo de liderança transformacional, já que o líder injeta grande dose de entusiasmo na equipe e é muito participativo na questão de motivar os outros.
No entanto, um líder carismático pode ter tendência a acreditar mais em si própria do que na equipe. Isto pode criar o risco de que um projeto, ou até mesmo uma organização inteira, caia se o líder sair: aos olhos dos seguidores, o sucesso está associado à presença do líder