Liderança
Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.
Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje! Esta é minha esperança.
Esse discurso “I have a dream” foi feito por um dos mais importantes líderes do mundo que defendia os direitos civis dos negros, a não violência e o amor ao próximo. Martin Luther King Jr, seguidor das ideias de outro grande líder, o Mahatma Gandhi, durante toda sua existência, elutou e nunca desistiu de seus ideais e de seus objetivos. Ele foi preso, ameaçado de morte, sofreu inúmeros atentados e finalmente conseguiu que mais de 200 mil pessoas marchassem pelo fim da segregação racial em Washington e dessa manifestação nasceu a lei dos Direitos Civis e a lei dos Direitos de Voto.
Mas, como assim? Simples, desse jeito? O que ele tinha de diferente para conseguir se tornar esse líder? O que, como e por que Martin Luther King conseguiu reunir tantos seguidores e conseguiu fazer a diferença?
Primeiramente ele soube liderar esse grupo de pessoas. Soube conduzir essas pessoas para buscar e para lutar por um objetivo comum. "Liderança", um tema que vem sendo discutido desde os mais remotos tempos pelo homem. Ser líder, formar líderes, um desafio constante do homem que nunca foi tão atual. Martin Luther King não era demagogo; ele acreditava profundamente em sua visão e conseguiu transmiti-la aos seus liderados.
O grande líder possui disposição para tentar o que não foi tentado antes. As pessoas desejam ser guiadas por quem tem coragem, autoconfiança, que ousa nas tarefas e se vale de oportunidades não tentadas anteriormente. Ele também