Liderança pelo exemplo
O homem é um animal social diz Aristóteles, no livro I da Política, a união entre os homens é natural, porque o homem necessita de coisas e do outro. A quem conteste essa tese, mas na verdade desde seu surgimento na terra, até por uma questão de sobrevivência, o homem buscou viver em grupos, formou família, grupos, comunidades, tribos.
Quando crianças, aprendemos em casa com nossos pais, irmãos, avós, enfim com nossa família. Depois vamos para escola aprender, aprendemos convivendo com o coleguinha, com o que vemos na televisão, na internet. Enfim, criamos comportamentos aprendidos através da imitação e observação.
A família é o primeiro lugar onde aprendemos a conviver com o outro, a quem diga que os lideres se mostram ainda pequenos, líderes naturais, são aqueles que lideram as brincadeiras, os irmãos.
O ambiente de trabalho é um local onde há muita troca de informações, somos seres sociais não apenas porque dependemos uns dos outros, mas também porque os outros influenciam nossa maneira de ser, de viver e também e de fazer as coisas.
No ambiente de trabalho temos que lidar ao mesmo tempo com o trabalho e com as relações interpessoais, muitas vezes o colaborador olhar para seu líder dentro da empresa como uma criança olha para seu pai dentro de casa. Presta atenção em tudo o que ele faz para fazer igual e no caso do colaborador também presta atenção para procurar erros.
Independente se, estão certas ou não, as atitudes do líder, servem como exemplo para as pessoas ao seu redor.
Liderando pelo exemplo, ajudando na solução de problemas, mostrando como fazer o líder da segurança a sua equipe e de uma forma extrínseca e intrínseca mostra o caminho a seguir. Através de atitudes e comportamentos do dia a dia o líder muitas vezes passa não apenas a mensagem dele próprio como também a visão da empresa. Mesmo com cartazes e placas com