Liderança pelo exemplo
Como isto pode auxiliar o líder no momento atual das organizações.
Na vida profissional e pessoal existem decisões e desafios, que podem levar nos levar ao sucesso ou ao fracasso. Nas organizações, temos todos os tipos de resultados, mas o líder deve saber que não é possível crescer sem tomar decisões, vencer desafios e superar obstáculos.
A vida é feita de exemplos, a partir do momento que o líder realiza alguma coisa, sendo bem sucedido ou não, será um exemplo para as pessoas ao seu redor, um exemplo de inspiração de como fazer algo ou ao contrário, servindo de exemplo de como não se deve fazer. Sob qualquer forma, o líder sempre serve de exemplo para as pessoas, independente dos resultados. Suas atitudes são observadas e servem de exemplo para familiares, subordinados, chefes, enfim todas as pessoas que de alguma forma convivem diretamente com o líder.
Diante disto, podemos definir a liderança pelo exemplo utilizando um trecho do livro “Luz e Calor”, escrito pelo Padre Manuel Bernardes no século XVII:
“Não há modo de mandar, ou ensinar mais forte e suave do que o exemplo: Persuade sem retórica, impele sem violência, reduz sem disputas ferozes, convence sem debate, todas as dúvidas esclarece e corta caladamente todas as desculpas. Pelo contrário, fazer uma coisa e aconselhar outra, é querer endireitar a sombra da vara torcida.”
Ou seja, as pessoas não vão ouvir o que o líder fala e sim seguir o que o líder faz.
No mundo competitivo atual, as organizações são fortemente cobradas pelo cumprimento de metas e resultados. Neste caso, o papel do líder é fundamental para direcionar e motivar as equipes afim de que os resultados sejam atingidos.
Para que o líder consiga extrair o máximo de suas equipes, ele deve comunicar as metas aos funcionários, acreditar nelas e o mais importante, ter atitudes coerentes com as suas palavras.
Utilizando como exemplo a apresentação dos resultados de uma pesquisa de clima