Pais brilhantes, professores fascinantes
Em Pais Brilhantes e Professores Fascinantes, o autor aborda questões de pais e
professores em relação aos
alunos, casa e escola, levando em
consideração que a educação está numa pauta de grande preocupação em ambas as partes. O conteúdo deste livro traz à memória dos leitores a ação de pais e ensinastes em relação aos filhos aprendentes sem levar em consideração as dificuldades para que os tornem cada vez melhores, felizes e alcançam sucessos em sua vidas.
Ainda, mostra aos pais e aos educadores que o que é de caráter brilhante e fascinante vai além do que consideramos bom para produzirmos uma geração de homens e mulheres felizes.
Daí, ressaltar que a educação é um dos maiores legados que prepara o ser humano para os desafios da vida, ensinando-os a lidar com falhas e fracassos, bem como seus conflitos existenciais. Jovens que aprendam a transformar toda bagagem de informação em conhecimento. Portanto, no entendimento do autor, ser pais brilhantes é priorizá-la, e faz um convite aos pais e educadores a reconstruí-la,inová-la e mudar as técnicas de ensinar, considerando esta é uma das vertentes preconizadas por ele nesta obra
Na primeira parte aborda-se sobre sete hábito praticados pelos pais que apresentam um perfil de bons pais e que são comparados com pais que traduzem hábitos de pais brilhantes. Os conceitos aqui tratados são relevantes no sentido de se rever atitudes.
Dentre eles a prática organizada de presentear seus filhos, dentro de suas possibilidades e controle financeiros, com inúmeros presentes materiais. Em contrapartida, os pais brilhantes, não deixam de fazer o mesmo, porém ensinam seus filhos sobre o consumismo sabendo-se, que, um bom relacionamento não depende de dinheiro e sim, de privilegiar o amor e o carinho, as relações familiares, afetos característicos desta época, ao invés de
substituir isso por presentes, como uma forma de fazer os filhos felizes