liderança moderna
A liderança moderna, chamada também de LIDERANÇA INTELIGENTE quebra todos os paradigmas do conhecido “CHEFE”. O bom líder não é mais aquele que manda em seus funcionários até impor o medo, muito pelo contrário, hoje os bons LÍDERES SERVEM seus COLABORADORES afim de CONQUISTAR seu respeito. O novo modelo de liderança já é um tanto antigo mas poucas empresas o utilizam. Nem preciso dizer que as que resolveram seguir esse estilo estão anos luz a frente das concorrentes em questão de resultados.
O autor e consultor chefe da J.D. Associados (consultoria de RH) James C. Hunter, já falava sobre essa nova maneira de liderar em seu livro “O MONGE E O EXECUTIVO” que fora lançado em 1998 com um sucesso tão impressionante que já ultrapassou a tempos sua 20ª edição. No livro ele explica muito sobre a LIDERANÇA SERVENTE onde o líder é um servidor de sua equipe. Ao invés de dar ordens o líder apenas determina a meta a ser atingida e cuida para que seus liderados não encontrem obstáculos em seu caminho, e se por um acaso vierem a encontrar esses obstáculos o líder tem de se certificar que seu colaborador possui todas as ferramentas necessárias para superar qualquer tipo de obstáculo.
Muitas empresas ainda torcem o nariz para esse tipo de liderança pois acham que assim estarão fazendo a vontade dos funcionários e a empresa se transformará em uma completa anarquia, mas a intenção não é SATISFAZER as vontades e sim as NECESSIDADES dos colaboradores. Algumas empresas com mente aberta como a GOOGLE valorizam o bem estar de seus funcionários, e só ouço falar no crescimento dessa companhia. Hoje a pirâmide está invertida, quem é inteligente sabe que a parte mais importante da empresa, e que deve estar no topo da pirâmide, não é mais o “chefe” ou dono da empresa, e sim seus clientes e funcionários. Os chamados: PATRIMÔNIO VIVO.