Liderança
PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
RELATÓRIO SOBRE OS TEXTOS: “POR QUE ESTUDAR LIDERANÇA” “LIDERANÇA”
SÃO PAULO
2015
FACULDADES CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
RELATÓRIO SOBRE OS TEXTOS: “POR QUE ESTUDAR LIDERANÇA” “LIDERANÇA”
ALUNO: BRUNO CORRÊA ZAGO
PROFESSORA: MARIA CLÉCIA
SÃO PAULO
2015
1- Reflexão sobre as duas propostas que deverão ser justificadas com fundamentos teóricos:
- “Somente pessoas carismáticas e com qualidades inatas podem transformar-se em grandes lideres”. Essa afirmação não caracteriza a linguagem administrativa moderna da teoria da liderança, por que:
Resposta: A) Hoje, acredita-se que lideres são pessoas comuns que aprendem habilidades comuns, mas que no seu conjunto formam uma pessoa incomum;
Justificativa: A afirmação em questão diz respeito às primeiras teorias de liderança, que mencionavam que um líder já nasce um líder, apresentando assim, características inatas de líder (“Teoria do Grande Homem” e “Teoria dos Traços”). Atualmente, é mencionado no texto que as pessoas não precisam nascer com características de líder, o comportamento de liderança pode ser aprendido/treinado e assim tornam-se lideres (“Liderança Situacional”).
B) – A Teoria Gerencial Moderna concentra suas ações mais na explicação da natureza da liderança do que na tentativa de propor alternativas que transformem dirigentes em lideres.
- A liderança é uma função gerencial e, portanto, pode-se deduzir que a eficácia da gerencia depende em parte do exercício efetivo da liderança. Sendo assim, a Teoria Gerencial Moderna concentra suas ações menos na explicação da natureza da liderança e muito mais na tentativa de propor alternativa de comportamento que transformem dirigentes em lideres.
C) – As características da liderança são universais e aplicáveis a qualquer tipo de pessoa e organização.
- Neste sentido, a eficácia da liderança dependeria da adaptação do