Liderança Estratégica e Criação de Valor
A liderança estratégica cria condições favoráveis para o processo de criação de valor de uma organização e para a maximização do retorno dos investimentos, enquanto que a liderança gerencial conseguirá, no máximo, resultados dentro da média dos retornos e a liderança visionária perderá rapidamente seus recursos sem apoio de uma liderança gerencial sólida. O controle estratégico e o desenvolvimento de líderes estratégicos serão responsáveis pela maximização do retorno dos investimentos, tendo como resultado a criação de valor para os funcionários, fornecedores e acionistas.
Definições
Liderança gerencial influencia basicamente as atitudes e decisões de atividades rotineiras, executa o que é determinado pelos ambientes interno e externo da organização, não cria valor, no máximo conserva o valor e pode reduzi-lo no longo prazo.
Liderança visionária influencia o pensamento e a atitude das pessoas, delegando poderes e correndo riscos em várias dimensões. Determina a direção que a organização deve tomar, sendo que esta precisa daquela para garantir a viabilidade em longo prazo. A liderança visionária pode criar valor, já que a disposição ao risco é intrínseco à sua atividade, porém, deve ser moderada pela Liderança Gerencial.
Liderança estratégica é a capacidade de influenciar as pessoas a tomar, de forma espontânea e rotineira, decisões que aumentam a viabilidade da organização a longo prazo, mantendo a estabilidade financeira a curto prazo.
Os líderes gerenciais buscam a estabilidade financeira da organização a curto prazo, são resistentes à inovação e mudanças organizacionais. Já os visionários procuram a viabilidade de longo prazo, sempre buscando a inovação e as mudanças para criar valor a longo prazo.
Os líderes estratégicos combinam, em sinergia, as qualidades de liderança gerencial e visionária, podendo assim realizar o máximo de criação de valor para sua organização. Restrições na Liderança