LIDERANÇA EM TEMPO DE MUDANÇAS
O mundo globalizado exige profissionais que precisam responder às novas questões que são impostas no mercado.
Para Rocha e Salles (2005), “as mudanças aceleradas que estão ocorrendo no mundo têm exigido das organizações adaptações e respostas rápidas aos novos desafios. A nova realidade, caracterizada pela alta competitividade, é impulsionada principalmente pelo fenômeno da globalização.”
Considerando as empresas instáveis e altamente dinâmicas, o que mais marca em um ambiente organizacional é a velocidade em que as informações são repassadas. Cada vez mais as empresas necessitam de pessoas que sejam capazes de agir dentro do mundo da instabilidade.
Devido a isso, uma das principais exigências dos líderes atuais é a capacidade de adaptação às mudanças!
Para além desse fato, a liderança busca influenciar pessoas em um bem comum. Um líder é aquele que tem capacidade de administrar pessoas e equipes de várias personalidades, levando-as atingir objetivos comuns. Assim, se desprendendo de antigos modelos, tendo conhecimento da cultura e da missão da empresa.
Ser um líder é ter habilidade de comunicação, de unir pessoas, ter poder pessoal, pensamento estratégico, disciplina e resolução. Ser um grande líder é saber conquistar o respeito da equipe através da influência não da sua posição, mas pela sua sensibilidade do que é direito do gestor. Os líderes têm como responsabilidade definir metas e incentivar equipes. Fazer com que todos “abracem” o mesmo objetivo e que cada um entenda a importância disso.
Outro requisito primordial para um líder é ter seguidores. Quem não consegue despertar admiração nunca poderá ser um líder. Liderança não é tão-somente fazer apresentação para os colaboradores, mas sim ter o sorriso deles quando chegam para trabalhar e os comentários que tecem sobre o seu líder no almoço de domingo com a família.
Uma boa liderança é construída, na verdade é um caminho sempre em processo. Ela é construída