Liderança em foco
Mussak: revela que a área do estudo de liderança são várias, como: a antropologia,sociologia, psicologia, ao humanismo em geral.
Liderança não é cargo, é um comportamento humano.
Cortella: Concorda com a liderança não ser um cargo, e sim uma atitude, uma função, onde não é determinado por hierarquia. Ex: Mandela, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Sócrates, entre outros.
Chefia = poder de mando, dependente de uma hierarquia.
Liderança = autoridade que se constrói vindo de admirações, por respeito.
Mussak: Não existe vácuo de liderança, sempre que estabelecido um agrupamento humano, formal ou informal, alguém estará liderando o processo em cada momento.
A liderança pode ser alternada ou até mesmo compartilhada.
Cortella: Liderança é uma questão de mão dupla, pois ninguém exerce liderança ou é liderado o tempo todo, depende da circunstância.
Cortella: Tem uma visão filosófica disso, onde Liderança não é um dom, e sim uma virtude. Sendo virtude uma capacidade a ser desenvolvida, onde temos oportunidades de desenvolver essa prática, diferente de ser um dom, onde já se nasce sabendo.
Os códigos da vida
Meio enrolado, mas falam dos diferentes tipos de inteligências, como: música lingüística.
Coragem, persistência e relevância
Cortella: Não considera um bom líder apenas pelo fato de saber se comunicar e sim o que sabe se comunicar, se esforçar, se organiza e se estrutura pra comunicar-se bem.
Fala da diferença entre “A arte de falar bem e A arte de convencer”.
Mussak: Aponta a administração = (planejamento, organização, controle) quando falamos de gestão financeira.
Diferentemente da gestão de pessoas, aonde pessoas não são controláveis. Um grande exemplo é o cartão ponto, aonde o funcionário cumpriu seu horário e está presente fisicamente, mas não se sabe se ele está afim o u não de trabalhar, se ele vai dar seu Maximo ou não.
Mas pessoas são lideráveis, portanto gestão de pessoas é liderança.