Sistema de comércio eletrônico b2c e b2b
Administração de Sistemas de Informação II
Resumo. Este artigo aborda os tipos de comércio eletrônico, tais como, o B2C e o B2B. O comércio eletrônico como conhecemos hoje iniciou no final da década de 1960, mas desde 1993, novas tecnologias, em constante evolução, permitem às empresas realizar funções de negócios eletrônicos (e-business) com maior eficiência, rapidez e menores custos do que jamais foi possível. Um empreendimento de sucesso é aquele que consegue utilizar a tecnologia existente, adequada ao aos consumidores do seu nicho de mercado. Isso implica em conhecer o comportamento dos consumidores, as tecnologias e o seu próprio negócio.
Palavras-chave: Comércio eletrônico, tecnologia, negócios.
1. Introdução
Os mercados estão cada vez mais competitivos e a alternativa que muitas empresas estão adotando são os sistemas de comércio eletrônico, B2C e B2B, com finalidade de propiciar transações comerciais mais rápidas, eficientes, garantindo mais comodidade aos clientes, fornecedores e outras empresas. Estes sistemas englobam uma série de características, tais como, os fatores-chave para o sucesso, além da análise de uma loja virtual, considerando suas necessidades, seu desenvolvimento e sua administração. E o mercado de e-commerce que oferece leilões, trocas e catálogos aos compradores e vendedores. O foco deste trabalho se dá ao estudo feito mediante as tendências das aplicações de e-commerce, que são o B2C e o B2B, afim de, ressaltar a sua extrema importância para os mercados que utilizam dessa tecnologia para sobreviver.
2. O que é B2C? É um sistema que possibilita relações comerciais entre a empresa e o consumidor, permitindo que as empresas tenham uma maior dinâmica ao comercializar produtos/serviços de forma mais direta, reduzindo custos.
3. Fatores do sucesso no E-Commerce • Seleção e Valor: Seleções de produtos atraente, preços competitivos, garantia de